sexta-feira, 28 de maio de 2010

Denúncias mostram que Assédio Moral cresce nas empresas



Por Cintia Végas

O assédio moral vem se tornando um problema cada vez mais comum dentro das empresas brasileiras. Com base em denúncias realizadas ao Ministério Público e em delegacias regionais, a médica e doutora em Psicologia Social, Margarita Barreto, revela que, em muitos estados da Federação, a violência no ambiente de trabalho mais do que dobrou nos últimos anos.

“No Rio de Janeiro, por exemplo, os casos de assédio moral cresceram 500% de 2008 para 2009. Em São Paulo, no mesmo período, foram 350%. No Paraná, 260%. Isto é bastante preocupante e indica que os aspectos sociais relacionados ao trabalho devem ser melhor considerados”, afirma a psicóloga, que ontem proferiu uma palestra sobre o assunto no Tribunal Regional do Trabalho, em Curitiba.

O assédio moral é caracterizado pela exposição constante e repetitiva a condutas negativas e humilhações no ambiente de trabalho, criando um clima organizacional degradante, ofendendo a dignidade do funcionário e colocando em risco o seu emprego. A prática gera uma série de consequências negativas à saúde e ao bem-estar do trabalhador.

“O assédio moral leva a uma desestabilização emocional que resulta em medo, raiva e ansiedade, podendo evoluir para transtornos maiores como depressão, síndrome do pânico e até suicídio”, diz. “Recentemente, realizamos uma pesquisa com quatrocentos funcionários do sexo masculino dos setores químico, de cosméticos, plásticos e farmacêuticos e contatamos que, de cada quatro, um pensava em suicídio”.

No Brasil, as mulheres são as maiores vítimas de assédio moral, representando 64% dos casos e ainda sendo vítimas de preconceitos no decorrer da realização de suas atividades profissionais. Porém, elas costumam ter mais facilidade em expor que estão sofrendo humilhações do que os homens.

“Hoje em dia, vemos homens que chegam a chorar nas empresas, embora eles tenham uma maior dificuldade de se expressar. Isto é resultado das jornadas extensas, da carga cada vez maior de trabalho e da grande pressão que os trabalhadores têm sofrido dentro das organizações”.


Fonte: Paraná-Online

2 comentários :

  1. Eu João Tauil vou relatar pequena parte do “ASSÉDIO MORAL” que passei nos quase Dois anos (de Fevereiro 2007 a 26 de Dezembro 2008) que trabalhei na Construtora Teixeira Oliveira Ltda com cnpj:02.574.492/0001-54 aqui em Fortaleza ceará nas mãos do dono Bruno Teixeira Oliveira coisa muito ruim:
    1) Não me cumprimentava mais e não falava mais comigo quando chegava as 11 ou 12 horas das obras e sempre de mau humor demonstrando uma bipolaridade absurda.
    2) Fui alertado pelo Contador de nome Francisco às oito horas da manhã para ter cuidado, já que o costume do Bruno era colocar os empregados para fora como ladrão quando completava um ano ou mais de firma (Eu falei para o Bruno que ficou calado e pálido)
    3) Atribui a mim erros imaginários que não tinha sido praticado por mim (Tais como pagar o cartão da mulher dele com atraso e ter que pagar juros) gritava e se descontrolava com freqüência chegando a quebrar um Fax jogando ao chão.
    4) Éramos “PROIBIDOS” de fazer uso dos “DOIS” banheiros do escritório da construtora tendo que descer ao L3 do Shopping Avenida para fazer alguma necessidade fisiológica (Os banheiros eram só para uso dele (Bruno e Clientes).
    5) Bloqueia o andamento dos meus trabalhos chegando a proibir soluções de
    Problemas nas obras que eram três e sempre tinha reclamações de clientes feitas a mim.
    6) Éramos monitorados com gravações feitos por ele (Bruno) todas registradas no fax da construtora para ele depois ficar escutando as conversas que eu tinha com clientes e fornecedores, empregados etc.
    7) Impõem horários injustificados a mim me obrigando a chegar as 07h30min e saindo às 20 horas e não permitindo horário de almoço já que chegava sempre as 11 ou 12 horas das obras ou casa e tinha que separar os pagamentos diários a ser feito no Banco pelo Boy do escritório de nome Cícero Ferreira Campos. (Em 2007 fui tirar o meu PIS no horário de almoço e o mesmo (Bruno) achou ruim e que eu fosse em outro horário).
    8) Enchia-Me de trabalho sempre já que comprava todo o material das três obras, fazia folha de pagamento pela Caixa (Os Registrados) Oboé (Em experiência e sem registro) e fazia o pagamento em dinheiro dos avulsos e despesa da semana levando em dinheiro toda a sexta feira pessoalmente nas obras usando o meu próprio carro e gastando a minha gasolina e quase fui assaltado por varias vezes.
    9) Pede-Me sempre trabalhos urgentes sem nenhuma necessidade chegando a ficar pressionando de minuto a minuto em uma janela do lado da minha mesa, geralmente folhas de pagamento de mais de cem empregados, lançamentos e baixas de notas fiscais e as vazes ter que bater o estoque da sua Loja de nome Track Field (desconfia da gerente da loja) ficando até as 21 horas.
    10) Falava mal de mim em público às vezes fazendo comentários tentando me ridicularizar e me humilhar.

    ResponderExcluir
  2. ASSÉDIO MORAL EM FORTALEZA CEARÁ "DENUNCIE É CRIME".
    Enviado por assédio moral e... em seg, 12/07/2010 - 20:35.
    * Comércio varejista ,construção etc.
    “AS DEZ PIORES EMPRESAS DE FORTALEZA CEARÁ 2009/2010, POR “DENUNCIAS” FEITAS DE PRATICA DE ASSÉDIO MORAL CONTRA EMPREGADOS A SEGUIR CUIDADO COM ELAS”.
    1° CASAS FREITAS.
    2° PADARIA ROMANA.
    3° CONSTRUTORA TEIXEIRA OLIVEIRA LTDA.
    4° PONTO DA MODA.
    5° LOJA TRACK & FIELD FORTALEZA.
    6° BOI & CIA.
    7° SUPERMERCADOS DO POVO LTDA.
    8° J M VEÍCULOS.
    9° CONSTRUÇÃO & CIA.
    10° FARMACIAS PAGUE MENOS.
    “Assédio moral é a deliberada degradação das condições de trabalho através do estabelecimento de comunicações não éticas (abusivas) que se caracterizam pela repetição por longo tempo de duração de um comportamento hostil que um superior ou colega(s) desenvolve(m) contra um indivíduo que apresenta, como reação, um quadro de miséria física, psicológica e social duradoura”.

    ResponderExcluir