quinta-feira, 6 de junho de 2013

STU encaminha denúncias de assédio moral no HC ao Ministério Público do Trabalho

 
Em várias áreas do HC estão se multiplicando os processos administrativos e éticos, sindicâncias e a intervenção de psicólogos tratando de assuntos de trabalho. Os trabalhadores vivem amedrontados, pois volta e meia são convocados a prestar esclarecimentos e responder por reclamações dos usuários. E até mesmo as ausências para acompanhamento de filhos na creche ou em tratamentos de saúde são consideradas absenteísmo a ser reduzido.
 
Ao invés de enfrentar o problema da falta de profissionais e da instabilidade das equipes, as chefias intensificam o ritmo de trabalho e passam a assediar os trabalhadores para que ofereçam menor resistência à superexploração. Recentemente o STU denunciou a gestão da enfermaria de pediatria ao Ministério Público do Trabalho e à DPD/DGRH por assédio moral coletivo.
 
A gestão “Vamos à luta!” orienta todos os trabalhadores a denunciar todas as atitudes das chefias que considerem perseguições, assim como procedimentos desmedidos instaurados contra funcionários. O STU se encarregará de encaminhar as ocorrências ao MPT para investigação e composição do inquérito aberto com vistas a comprometer a Unicamp com um ajustamento de conduta para erradicação da prática de assédio moral hoje comum na Universidade.
 
Mesmo que você, trabalhador, considere que ainda não tem todas as provas, procure um diretor do sindicato ou Jurídico do STU para obter orientações sobre como proceder. E lembre-se: assédio moral é toda conduta abusiva e repetida contra o trabalhador (palavras, atos, gestos, comportamentos) que causa dano à sua personalidade, dignidade e integridade física ou psíquica.
 
Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp

Nenhum comentário :

Postar um comentário