sexta-feira, 30 de julho de 2010

Projeto de lei quer transformar assédio moral em acidente de trabalho


O trabalhador assediado passaria a ter direito a receber benefício da Previdência Social. Isso valeria apenas para os casos de ofensa no local de trabalho, mesmo que o motivo não tenham relação com assuntos profissionais.

Uma mulher não quer aparecer nas imagens temendo mais represálias. É bancária. Emprego estável, dez anos. Mudou a chefia, a vida virou um inferno. “Quando se dirigia a mim ela gritava lá da mesa dela: ah, você, fulana, você não fez isso, fulana está faltando fazer aquilo outro, você não dá conta do serviço, você está enrolando, você está boicotando o setor", conta.

Ela denunciou o assédio ao banco e ao sindicato. “Ela ficou com raiva de mim e começou a me perseguir mais ainda”, diz a bancária.

A bancária acabou entrando em depressão. O caso está na justiça, que mandou o banco indenizar a funcionária, mas ainda cabe recurso.

A psicóloga Ana Magnólia Mendes, da Universidade de Brasília, explica o que é assédio moral. “O que caracteriza são comportamentos de desrespeito, constrangimento, humilhação constantes, frequentes sempre dirigidas a mesma pessoa”.

O trabalhador submetido a essa situação pode desenvolver problemas psicológicos sérios. “São pessoas que chegam bastante debilitadas, às vezes com depressão, com síndrome do pânico, com problemas de fobia, pessoas que têm que passar por tratamento psiquiátrico, às vezes tomar medicação, tratamento psicológico, porque ficam completamente destruídas na sua autoimagem, na sua autoestima, se sentindo absolutamente incompetentes, inúteis para o trabalho”, relata a psicóloga.

Um projeto de lei que está sendo analisado pelos deputados quer transformar assédio moral em acidente de trabalho. Assim, o trabalhador assediado passaria a ter direito a receber benefício da Previdência Social. Isso valeria apenas para os casos de ofensa no local de trabalho, mesmo que o motivo não tenham relação com assuntos profissionais.


Fonte: G1.Globo

Nenhum comentário :

Postar um comentário