quarta-feira, 22 de maio de 2013

Ministério Público investiga denúncias contra o Samu de Teresina

Servidores denunciam assédio moral e ambulâncias sucateados no serviço.
Fundação Hospitalar nega problemas e destaca melhorias no sistema.
 
O Ministério Público do Estado do Piauí cobra explicações da Fundação Hospitalar de Teresina sobre os problemas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Servidores e usuários do sistema reclamam do serviço prestado à população.
 
O aposentado Osvaldo Pereira denunciou que solicitou uma ambulância do Samu por telefone, mas o veículo não atendeu a sua ocorrência. “Uma senhora passou mal, chegou a cair no chão e quando pedimos uma ambulância, os profissionais do Samu disseram que não poderiam enviar. Afirmaram que uma motocicleta seria enviada, mas esta unidade também não chegou, e para que o pior não acontecesse tivemos que conseguir um carro particular para levar a dona de casa até um hospital", disse Osvaldo.
 
Segundo o líder comunitário Francisco das Chagas Santos, a população sempre reclama da demora e da ausência de atendimento. “Tive um problema cardíaco e precisei do serviço, mas se recusaram a enviar uma ambulância e quiseram fazer o atendimento por telefone. É um descaso o que acontece com o Samu”, reclama Francisco.
 
Diante de tanta insatisfação, o promotor de justiça Fernando Santos disse que o Ministério Público vai cobrar relatórios sobre a situação das ambulâncias, além de investigar denúncias de assédio moral.
 
“Servidores denunciaram que estão sofrendo assédio moral por parte da diretoria, com duplicação de jornada de trabalho e que as ambulâncias do serviço estariam sucateadas”, informou o promotor.
 
Ainda de acordo com Fernando Santos, todas as denúncias serão investigadas. “Apesar dos funcionários terem enviado fotos mostrando a situação dos veículos, vamos pedir à direção do Samu um relatório demonstrando toda a situação do órgão”, afirma Fernando Santos.
 
Em nota, a assessoria de imprensa da Fundação Hospitalar informou que estão sendo realizadas manutenções no sistema e que Teresina ganhará dois novos veículos até o final do ano. Com relação ao atendimento por telefone, a assessoria disse que há um médico que avalia a necessidade de enviar uma ambulância ao local.
 
Já sobre as denúncias de assédio moral, a assessoria explicou que a nova gestão fez mudanças, o que teria desagradado alguns funcionários e acrescentou que não existe nenhum tipo de constrangimento.
 
 
Fonte: O Globo

Nenhum comentário :

Postar um comentário