domingo, 23 de dezembro de 2012

Audiência vai apurar denúncias de assédio moral na PF

Pedido foi aprovado quarta-feira (19), quando sindicalista denunciou crise e precariedade na Polícia Federal.

Deputados ouviram denúncias de que operações importantes
para a população estão sendo feitas de forma precária
Imagem: Guilherme Bergamini
Em reunião  quarta-feira (19/12/12), a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou pedido de audiência pública sobre denúncias de violação do direito de greve e também de assédio moral cometidos contra policiais federais. Segundo o deputado Sargento Rodrigues (PDT), autor do requerimento, o movimento grevista realizado por servidores da Polícia Federal, entre 7 de agosto e 7 de outubro deste ano, teria sido declarado legal e, mesmo assim, a superintendência do órgão em Minas teria instaurado processo administrativo disciplinar contra vários servidores. O objetivo da reunião é obter esclarecimentos a esse respeito.


Na fase aberta à participação da plateia, o presidente do Sindicato dos Policiais Federais em Minas, Renato Deslandes, afirmou que, após a greve, há um declínio de várias operações policiais, sobretudo por desmotivação. Segundo ele, a entidade está com uma “agenda emergencial” para reverter a situação, que definiu como o pior momento institucional da história da PF. Renato afirmou que, nos últimos 10 anos, os salários no órgão teriam sido reduzidos à metade, resultando em estresse e evasão de servidores.


O presidente da entidade denunciou que serviços e operações importantes para a população estão sendo feitos de forma precária. Citou como exemplo o controle de embarque e desembarque no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Ele afirmou, ainda, que entre 15% a 20% dos policiais que deveriam atuar em Minas foram deslocados para outros Estados.


O deputado Duarte Bechir (PSD) pediu ao dirigente que enviasse à comissão sugestões de convidados para falar sobre o assunto na audiência já aprovada sobre as consequências da greve e, segundo ele, agendada para 27 de fevereiro de 2013.



Fonte: Assembléia de Minas

Nenhum comentário :

Postar um comentário